BOLO REI (outra versão)
Como muita gente, eu também dispenso as frutas cristalizadas e os torões de açúcar que dão um ar um bocado rasca a tão nobre emblema da gastronomia natalícia.
Como a massa deu para fazer dois bolos, optei por manter um na sua simplicidade original; o outro foi coberto com doce de gila, antes de ir ao forno. Depois de árdo trabalho o resutado foi este!
.......esta foi depois de feita a "prova"!
A receita aparecerá depois.....até lá, espero que apreciem as imagens..... para abrir o apetite!
Ora cá vai a receita.........
Ingredientes (para dois bolos pequenos):
750 g de farinha
30 g de fermento de padeiro
150 g de manteiga
150 g de açúcar
300 g de frutos secos (pinhões, nozes, passas, etc.)
4 ovos
Raspa de limão e de laranja
Fios de gila
1 dl de vinho do Porto
1 colher de sobremesa (rasa) de sal grosso
Receita:
Picam-se os frutos secos e põem-se a macerar em Vinho do Porto.
Dissolve-se o fermento em 1 dl de água tépida e junta-se uma chávena de farinha, tirada do peso total; mistura-se e deixa-se levedar em ambiente morno, cerca de 15 min.
Bate-se a manteiga, o açúcar e a raspa do limão e da laranja.
Juntam-se os ovos, um a um, batendo entre cada adição, e depois a massa de fermento.
Quando tudo estiver bem ligado, adiciona-se, aos poucos, a restante farinha peneirada com o sal. Amassa-se muito bem até ficar macia e elástica. Esta parte requer bastante trabalho, mas não desanimem porque vale a pena o esforço!!!!
Misturam-se as frutas maceradas no vinho do Porto.
Volta a amassar-se e molda-se em bola. Polvilha-se com farinha, tapa-se com um pano e envolve-se a tigela num cobertor; deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 5 horas (em princípio deve dobrar de volume).
Divide-se a massa em duas bolas, dá-se-lhes a forma habitual do bolo-rei (de preferência com as mãos, nada de cotovelos!! Isso é mais um mito urbano); coloca-se num tabuleiro previamente untado. Para impedir que o buraco no meio feche, pode-se introduzir uma tigela no meio do bolo.
Deixa-se levedar durante mais 1 hora. Depois pincelam-se os bolos com gema de ovo; num deles optou-se por fazer uma cobertura com fios de gila… uma delicia!!!
Leva-se ao forno a 200º durante cerca de 40 min. Convém ficar de olho nele para não cozer demais e ficar seco. Bom apetite!!!
Nota: Acreditem que fica mesmo bom…..se acharem que é muita quantidade podem sempre congelar e comer mais tarde!
1 Comments:
Gostei do Ardo trabalho :)
Onde é que é a prova ?. Não vejo aqui nenhum bolo :(
Enviar um comentário
<< Home