Introdução:
De origem turca, o nome, cuja grafia original é "mussakka", vem de uma expressão entre o povo árabe e egípcio que significa "congelado". É um dos pratos característicos da cozinha do Oriente Médio, tendo sido popularizado pelos gregos.
A moussaka é constituída por carne de carneiro, beringelas e tomate, condimentado com azeite, cebola e ervas e fortemente temperado com pimenta.
Nesta receita optei por não incluir carne, pelo que utilizei courgettes e cogumelos em substituição.
Ingredientes:
Molho Branco
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de farinha
3 chávenas de chá de leite
sal e pimenta do reino
noz-moscada
Recheio
2 beringelas
2 courgettes
2 cebolas médias
2 cogumelos portobello
3 tomates
azeite
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 colher de café de tomilho
1 colher de café de orégão
1 colher de café de canela em pó
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparação:
Corte as beringelas no sentido do comprimento. Polvilhe com sal e deixe descansar por cerca de 30 minutos, para extrair o excesso de água e evitar o sabor amargo que algumas vezes têm.
Numa panela, coloque a farinha e a manteiga. Leve ao fogo sem parar de mexer; quando a manteiga estiver derretida, acrescente o leite aos poucos. Deixe cozinhar durante 15 minutos até o molho engrossar, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Retire do lume e reserve.
Noutra panela, prepare o recheio; aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola; junte o tomate, as courgettes cortada sem rodelas e os cogumelos. Acrescente o louro, o tomilho, os orégãos e a canela. Deixe reduzir. Tempere com sal e pimenta.
Entretanto seque as beringelas, e grelhe-as numa frigideira, até terem um aspecto macio.
Barre um recipiente com manteiga e polvilhe com pão ralado.
Comece por colocar uma camada de beringelas, cubra com o recheio e termine com mais uma camada de beringelas. Cubra tudo com o molho branco.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos até que a moussaka esteja gratinada.